Pular para o conteúdo principal

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Datas, Leis e Aplicações.

 Introdução


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes da Educação Básica brasileira devem ter. A BNCC foi aprovada em dezembro de 2017 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e é referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares.


Leis e normas relacionadas à BNCC


- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): A LDB é a principal lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ela foi modificada e atualizada em 2017, incluindo a exigência da BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

- Resolução nº 2/2017 do Conselho Nacional de Educação (CNE): Esta resolução define as etapas, áreas de conhecimento e competências gerais que devem constar na BNCC.

- Parecer nº 15/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE): Este parecer estabelece as orientações para a implementação da BNCC nas escolas e indica os prazos para a adequação dos currículos escolares.


Datas da BNCC


- Dezembro de 2017: Aprovada a BNCC pelo Conselho Nacional de Educação.

- Abril de 2018: Publicação da Portaria nº 190, do Ministério da Educação, que orienta as escolas na adequação de seus currículos à BNCC.

- 2018 a 2020: Brasil inteiro entra em processo de adequação de suas escolas e currículos à BNCC.


Aplicação da BNCC


A BNCC tem como objetivo nortear e orientar a elaboração dos currículos escolares de todas as etapas da Educação Básica, ou seja, para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Todos os estados e municípios devem adequar seus currículos escolares à BNCC, estabelecendo a partir dela suas próprias diretrizes e adequando todas as escolas de sua jurisdição.

A BNCC traz referências claras para o que se espera que o aluno desenvolva a nível cognitivo e socioemocional, bem como define algumas competências e habilidades a serem contempladas pelas escolas. A implementação da BNCC tem o potencial de trazer uma maior qualidade para a educação brasileira e garantir um ensino mais equitativo para todas as crianças e jovens.


Conclusão


A Base Nacional Comum Curricular é um documento fundamental para a educação básica no Brasil. Sua implementação é uma grande oportunidade para avanços nos processos de ensino e aprendizagem, de modo que sejam atendidas as novas demandas de uma sociedade em constante transformação. A BNCC é uma referência obrigatória para as escolas de todo o país, e esperamos que ela contribua para a construção de uma educação mais inclusiva, democrática e voltada ao desenvolvimento integral dos estudantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi As leis de Manu e as leis de Hamurabi são dois importantes conjuntos de códigos de leis que foram desenvolvidos e implementados em diferentes regiões do mundo antigo.  As Leis de Manu, também conhecidas como Manava Dharma Shastra ou Código de Manu, são um conjunto de leis e princípios morais originários da Índia antiga. Acredita-se que tenham sido escritas entre o século II a.C. e o século II d.C., e são atribuídas a Manu, o lendário primeiro homem e legislador da mitologia hindu. Essas leis desempenharam um papel fundamental na organização da sociedade hindu, definindo estratificações sociais, direitos e responsabilidades, bem como os deveres religiosos dos indivíduos. Já as Leis de Hamurabi, também conhecidas como Código de Hamurabi, são um conjunto de leis da antiga Mesopotâmia, e foram promulgadas pelo rei amorita Hamurabi, que governou a Babilônia entre 1792 a.C. e 1750 a.C. Esse conjunto de leis é composto po...

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)  A Escola dos Annales também conhecida como a Nova História, foi um movimento historiográfico que se desenvolveu a partir da década de 1920 na França. Foi fundado por Lucien Febvre e Marc Bloch,  dois historiadores que buscavam renovar os métodos e abordagens utilizados no estudo da história. Datas importantes na história da Escola dos Annales incluem o ano de 1929, quando foi fundada a Revue des Annales d'Histoire Economique et Sociale, uma revista que se tornaria o principal veículo de divulgação do movimento. Em 1938 Bloch publicou seu livro "Apologia da História ou o Ofício do Historiador, que se tornou uma obra fundamental para a compreensão da proposta da Escola dos Annales. Outra data importante é o ano de 1949, quando Fernand Braudel publicou sua obra "O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo, na Época de Filipe II, que se tornou uma referência para a abordagem estruturalista do movimento. Personagens importantes na Escola dos A...

A REVOLTA DOS CIPAIOS (conflito ocorrido na Índia entre 1857 e 1858)

 A REVOLTA DOS CIPAIOS A Revolta dos Cipaios foi um conflito ocorrido na Índia entre 1857 e 1858. Também conhecida como a Primeira Guerra da Independência Indiana, a revolta teve um papel significativo no movimento de independência do país contra o domínio colonial britânico. A revolta teve início em 10 de maio de 1857 quando os soldados indianos conhecidos como cipaios, que faziam parte do exército da Companhia das Índias Orientais, se rebelaram contra seus oficiais britânicos. As causas da revolta foram diversas, incluindo a insatisfação dos cipaios com os tratamentos injustos a desconfiança em relação à utilização de cartuchos de rifle untados com gordura de porco e boi que iam contra suas crenças religiosas, e ressentimento contra a dominação britânica e suas políticas discriminatórias. A revolta se espalhou rapidamente para várias partes da Índia, envolvendo não apenas os cipaios, mas,  também civis indianos, líderes políticos e religiosos. Cidades importantes como Delhi ...