A BATALHA DAS ARDENAS
A batalha das Ardenas também conhecida como ofensiva das Ardenas foi uma das batalhas mais sangrentas e decisivas da Segunda Guerra Mundial. A batalha ocorreu entre dezembro de 1944 e janeiro de 1945 na região das Ardenas entre a Alemanha e os Aliados (principalmente os Estados Unidos).
A ofensiva das Ardenas foi lançada pelo exército alemão em uma tentativa final de mudar o resultado da guerra. A ofensiva foi precedida por uma enorme concentração de forças alemãs na fronteira ocidental. A ofensiva alemã foi liderada pelo general alemão Gerd von Rundstedt que tinha o objetivo de capturar importantes portos aliados no norte da Europa e romper as linhas aliadas.
A ofensiva começou inesperadamente em 16 de dezembro de 1944 quando as forças alemãs avançaram através de uma floresta densa nas Ardenas rompendo as linhas americanas. O clima frio e úmido dificultou a operação de muitas das armas aliadas destacando-se o papel da infantaria alemã que conseguiu penetrar nas linhas dos Aliados.
As forças alemãs progrediram rapidamente em direção a importantes vias de comunicação e estradas causando o colapso das linhas americanas. Eles também conseguiram cercar as cidades de Bastogne e St. Vith que eram de grande importância estratégica. Os Aliados foram pegos desprevenidos e sofreram grandes perdas principalmente no início da ofensiva.
No entanto os alemães não conseguiram alcançar seus objetivos. As forças americanas em Bastogne foram capazes de resistir ao cerco alemão por vários dias até que as forças americanas sob a liderança do general George S. Patton conseguiram reforçar a área e fazer os alemães recuarem.
Durante a batalha os Aliados sofreram cerca de 80.000 baixas enquanto as forças alemãs sofreram cerca de 100.000 baixas. Apesar de ter sido uma vitória militar para os Aliados a batalha foi uma das mais importantes da Segunda Guerra Mundial já que foi a última grande ofensiva alemã da guerra.
O resultado da ofensiva das Ardenas foi a aceleração da derrota da Alemanha. As forças aliadas foram capazes de recuperar rapidamente o terreno perdido já que a ofensiva alemã tinha pouco apoio logístico e suprimentos limitados. A batalha também levou a uma desmoralização das forças alemãs que agora sabiam que a vitória final era praticamente impossível.
Em resumo a batalha das Ardenas foi uma das mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Apesar da vitória militar dos Aliados a batalha mostrou a determinação e habilidade das forças alemãs e o quanto eles poderiam lutar mesmo quando estavam perto da derrota.
Comentários
Postar um comentário