Pular para o conteúdo principal

A BATALHA DAS ARDENAS

 A BATALHA DAS ARDENAS

A batalha das Ardenas também conhecida como ofensiva das Ardenas foi uma das batalhas mais sangrentas e decisivas da Segunda Guerra Mundial. A batalha ocorreu entre dezembro de 1944 e janeiro de 1945 na região das Ardenas entre a Alemanha e os Aliados (principalmente os Estados Unidos).

A ofensiva das Ardenas foi lançada pelo exército alemão em uma tentativa final de mudar o resultado da guerra. A ofensiva foi precedida por uma enorme concentração de forças alemãs na fronteira ocidental. A ofensiva alemã foi liderada pelo general alemão Gerd von Rundstedt que tinha o objetivo de capturar importantes portos aliados no norte da Europa e romper as linhas aliadas.

A ofensiva começou inesperadamente em 16 de dezembro de 1944 quando as forças alemãs avançaram através de uma floresta densa nas Ardenas rompendo as linhas americanas. O clima frio e úmido dificultou a operação de muitas das armas aliadas destacando-se o papel da infantaria alemã que conseguiu penetrar nas linhas dos Aliados.

As forças alemãs progrediram rapidamente em direção a importantes vias de comunicação e estradas causando o colapso das linhas americanas. Eles também conseguiram cercar as cidades de Bastogne e St. Vith que eram de grande importância estratégica. Os Aliados foram pegos desprevenidos e sofreram grandes perdas principalmente no início da ofensiva.


No entanto os alemães não conseguiram alcançar seus objetivos. As forças americanas em Bastogne foram capazes de resistir ao cerco alemão por vários dias até que as forças americanas sob a liderança do general George S. Patton conseguiram reforçar a área e fazer os alemães recuarem.

Durante a batalha os Aliados sofreram cerca de 80.000 baixas enquanto as forças alemãs sofreram cerca de 100.000 baixas. Apesar de ter sido uma vitória militar para os Aliados a batalha foi uma das mais importantes da Segunda Guerra Mundial já que foi a última grande ofensiva alemã da guerra.

O resultado da ofensiva das Ardenas foi a aceleração da derrota da Alemanha. As forças aliadas foram capazes de recuperar rapidamente o terreno perdido já que a ofensiva alemã tinha pouco apoio logístico e suprimentos limitados. A batalha também levou a uma desmoralização das forças alemãs que agora sabiam que a vitória final era praticamente impossível.

Em resumo a batalha das Ardenas foi uma das mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Apesar da vitória militar dos Aliados a batalha mostrou a determinação e habilidade das forças alemãs e o quanto eles poderiam lutar mesmo quando estavam perto da derrota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi As leis de Manu e as leis de Hamurabi são dois importantes conjuntos de códigos de leis que foram desenvolvidos e implementados em diferentes regiões do mundo antigo.  As Leis de Manu, também conhecidas como Manava Dharma Shastra ou Código de Manu, são um conjunto de leis e princípios morais originários da Índia antiga. Acredita-se que tenham sido escritas entre o século II a.C. e o século II d.C., e são atribuídas a Manu, o lendário primeiro homem e legislador da mitologia hindu. Essas leis desempenharam um papel fundamental na organização da sociedade hindu, definindo estratificações sociais, direitos e responsabilidades, bem como os deveres religiosos dos indivíduos. Já as Leis de Hamurabi, também conhecidas como Código de Hamurabi, são um conjunto de leis da antiga Mesopotâmia, e foram promulgadas pelo rei amorita Hamurabi, que governou a Babilônia entre 1792 a.C. e 1750 a.C. Esse conjunto de leis é composto po...

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)  A Escola dos Annales também conhecida como a Nova História, foi um movimento historiográfico que se desenvolveu a partir da década de 1920 na França. Foi fundado por Lucien Febvre e Marc Bloch,  dois historiadores que buscavam renovar os métodos e abordagens utilizados no estudo da história. Datas importantes na história da Escola dos Annales incluem o ano de 1929, quando foi fundada a Revue des Annales d'Histoire Economique et Sociale, uma revista que se tornaria o principal veículo de divulgação do movimento. Em 1938 Bloch publicou seu livro "Apologia da História ou o Ofício do Historiador, que se tornou uma obra fundamental para a compreensão da proposta da Escola dos Annales. Outra data importante é o ano de 1949, quando Fernand Braudel publicou sua obra "O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo, na Época de Filipe II, que se tornou uma referência para a abordagem estruturalista do movimento. Personagens importantes na Escola dos A...

A REVOLTA DOS CIPAIOS (conflito ocorrido na Índia entre 1857 e 1858)

 A REVOLTA DOS CIPAIOS A Revolta dos Cipaios foi um conflito ocorrido na Índia entre 1857 e 1858. Também conhecida como a Primeira Guerra da Independência Indiana, a revolta teve um papel significativo no movimento de independência do país contra o domínio colonial britânico. A revolta teve início em 10 de maio de 1857 quando os soldados indianos conhecidos como cipaios, que faziam parte do exército da Companhia das Índias Orientais, se rebelaram contra seus oficiais britânicos. As causas da revolta foram diversas, incluindo a insatisfação dos cipaios com os tratamentos injustos a desconfiança em relação à utilização de cartuchos de rifle untados com gordura de porco e boi que iam contra suas crenças religiosas, e ressentimento contra a dominação britânica e suas políticas discriminatórias. A revolta se espalhou rapidamente para várias partes da Índia, envolvendo não apenas os cipaios, mas,  também civis indianos, líderes políticos e religiosos. Cidades importantes como Delhi ...