O historicismo de Ranke é uma abordagem metodológica na historiografia que enfatiza a importância da pesquisa em fontes primárias e a objetividade na interpretação dos eventos históricos. É considerada uma das primeiras e mais influentes teorias da história moderna.
Leopold von Ranke (1795-1886) era um historiador alemão que acreditava que o estudo da história deveria ser baseado em fatos e evidências não em suposições ou teorias pré-concebidas. Ele acreditava que a história devia ser relatada como realmente ocorreu sem julgamentos de valor ou opiniões pessoais.
Ranke também enfatizou a importância do contexto histórico e a validade de se estudar a história pelo seu próprio mérito em vez de usá-la como uma ferramenta para entender o presente. Ele acreditava que a história tinha valor intrínseco e deveria ser compreendida por si mesma.
O método histórico de Ranke envolve uma análise cuidadosa das fontes primárias que incluem documentos escritos e outros materiais de época que relatam os eventos históricos. Ranke estava convicto de que o estudo sistemático e a avaliação crítica dessas fontes era a base para uma compreensão precisa dos eventos históricos.
Embora a abordagem histórica de Ranke tenha sido criticada por sua falta de consideração pelo papel do indivíduo na história e pela sua tendência a enfatizar fatos isolados em detrimento do contexto mais amplo ela permanece influente na historiografia até os dias atuais. O método histórico de Ranke ainda é valorizado como uma abordagem objetiva e rigorosa para o estudo da história.
Em resumo o historicismo de Ranke revolucionou a forma como a história é estudada e escrita. Sua abordagem baseada em fatos e evidências continua a influenciar a prática da historiografia especialmente a valorização da pesquisa em fontes primárias e a necessidade de se evitar julgamentos de valor e opiniões pessoais ao se relatar eventos históricos.
Sérgio Rocha
Possui graduação em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018) Bacharel TEOLOGIA - FAETEB (1999). Pós Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Pós Graduado em Metodologia do Ensino de História UNINTER (2021). Pós Graduando em Jornalismo Digital.
Comentários
Postar um comentário