Pular para o conteúdo principal

DOSTOIÉVSKI

 DOSTOIÉVSKI


Fiodor Mikhailovitch Dostoiévski (1821-1881) foi um escritor russo que é considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. Seus romances são complexos e multifacetados, e exploram temas como a natureza humana, a religião, a sociedade e a política.

Dostoiévski nasceu em Moscou, Rússia, em 1821. Ele estudou Direito na Universidade de São Petersburgo, mas teve que abandonar os estudos devido à epilepsia. Em 1849, Dostoiévski foi preso por participar de um grupo de dissidentes políticos. Ele foi condenado à morte, mas sua pena foi comutada para prisão perpétua no trabalho forçado.

Dostoiévski passou quatro anos na prisão, onde começou a escrever seus primeiros romances. Em 1859, ele foi libertado da prisão e retornou a São Petersburgo. Ele passou o resto de sua vida escrevendo, e morreu em 1881.

Os romances de Dostoiévski são caracterizados por sua complexidade psicológica e sua exploração de temas existenciais. Ele é considerado um dos maiores escritores da literatura russa, e suas obras têm sido traduzidas para mais de 100 idiomas.


Alguns dos principais romances de Dostoiévski são:


Crime e Castigo (1866)

O Idiota (1868)

Os Demônios (1872)

Os Irmãos Karamazov (1880)

Crime e Castigo é a história de Rodion Raskolnikov, um jovem estudante que comete um assassinato para provar sua teoria de que algumas pessoas têm o direito de cometer crimes se isso for para o bem maior. O Idiota é a história de Príncipe Myshkin, um homem bondoso e compassivo que é rejeitado pela sociedade por causa de sua deficiência mental. Os Demônios é a história de um grupo de revolucionários que se propõem a derrubar o governo czarista. Os Irmãos Karamazov é a história de três irmãos que estão em conflito entre si e com Deus.

Os romances de Dostoiévski foram analisados por muitos críticos literários. Alguns dos temas mais comuns que são explorados em suas obras são:


A natureza humana

A religião

A sociedade

A política

O mal

A redenção

A fé

O amor

Dostoiévski é um escritor complexo e desafiador, mas também é um dos mais recompensadores. Suas obras são capazes de tocar a alma humana e nos fazer questionar nossa própria existência.


Aqui estão algumas citações de Dostoiévski:


"A beleza salvará o mundo."

"Um homem pode viver sem amor, mas não sem respeito."

"O homem é um mistério. É mais fácil desvendar os segredos do universo do que o mistério de um ser humano."

"O homem é o único animal que se aflige."

"O homem é um ser livre, mas ele escolhe ser escravo."

"A fé é a única coisa que pode nos salvar."

"O amor é a única coisa que pode nos dar a felicidade."

Dostoiévski é um escritor que merece ser lido e estudado. Suas obras são um tesouro da literatura mundial, e elas têm algo a dizer a todos nós.


Referências bibliográficas:


Dostoiévski, F. M. (1866). Crime e Castigo. São Paulo: Editora 34.

Dostoiévski, F. M. (1868). O Idiota. São Paulo: Editora 34.

Dostoiévski, F. M. (1872). Os Demônios. São Paulo: Editora 34.

Dostoiévski, F. M. (1880). Os Irmãos Karamazov. São Paulo: Editora 34.

Bakhtin, M. M. (1978). Problemas da poética de Dostoiévski. São Paulo: Editora Hucitec.

Lotman, J. M. (1975). Estrutura do romance. São Paulo: Editora Perspectiva.


Sérgio Rocha

Possui graduação em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018) Bacharel TEOLOGIA - FAETEB (1999). Pós Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Pós Graduado em Metodologia do Ensino de História UNINTER (2021). Pós Graduando em Jornalismo Digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi As leis de Manu e as leis de Hamurabi são dois importantes conjuntos de códigos de leis que foram desenvolvidos e implementados em diferentes regiões do mundo antigo.  As Leis de Manu, também conhecidas como Manava Dharma Shastra ou Código de Manu, são um conjunto de leis e princípios morais originários da Índia antiga. Acredita-se que tenham sido escritas entre o século II a.C. e o século II d.C., e são atribuídas a Manu, o lendário primeiro homem e legislador da mitologia hindu. Essas leis desempenharam um papel fundamental na organização da sociedade hindu, definindo estratificações sociais, direitos e responsabilidades, bem como os deveres religiosos dos indivíduos. Já as Leis de Hamurabi, também conhecidas como Código de Hamurabi, são um conjunto de leis da antiga Mesopotâmia, e foram promulgadas pelo rei amorita Hamurabi, que governou a Babilônia entre 1792 a.C. e 1750 a.C. Esse conjunto de leis é composto po...

A ESCOLA DOS ANNALES: A primeira e segunda gerações dos Annales

 A ESCOLA DOS ANNALES: A primeira e segunda gerações dos Annales A Escola dos Annales foi um movimento intelectual francês que revolucionou o campo da história no século XX. Fundada por Marc Bloch e Lucien Febvre em 1929, a revista Annales d'Histoire Economique et Sociale se tornou o principal veículo de difusão dessa nova abordagem histórica. A primeira geração da revista, que durou até a década de 1950, foi caracterizada por uma crítica à história política tradicional e uma ênfase na história social e econômica. Os historiadores da Escola dos Annales buscavam analisar as estruturas sociais a longo prazo, rompendo com a visão historiográfica centrada nas grandes personalidades e eventos. Entre as datas importantes para a Escola dos Annales, destacam-se a publicação do primeiro número da revista em 1929, a fundação do Instituto de Pesquisas Históricas em 1946 e a consolidação da segunda geração da revista nos anos 1960. Alguns dos personagens importantes ligados à Escola dos Annale...

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)  A Escola dos Annales também conhecida como a Nova História, foi um movimento historiográfico que se desenvolveu a partir da década de 1920 na França. Foi fundado por Lucien Febvre e Marc Bloch,  dois historiadores que buscavam renovar os métodos e abordagens utilizados no estudo da história. Datas importantes na história da Escola dos Annales incluem o ano de 1929, quando foi fundada a Revue des Annales d'Histoire Economique et Sociale, uma revista que se tornaria o principal veículo de divulgação do movimento. Em 1938 Bloch publicou seu livro "Apologia da História ou o Ofício do Historiador, que se tornou uma obra fundamental para a compreensão da proposta da Escola dos Annales. Outra data importante é o ano de 1949, quando Fernand Braudel publicou sua obra "O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo, na Época de Filipe II, que se tornou uma referência para a abordagem estruturalista do movimento. Personagens importantes na Escola dos A...