Pular para o conteúdo principal

O IMPASSE MEXICANO

 O IMPASSE MEXICANO



Um "impasse mexicano" é uma expressão usada para descrever uma situação complexa ou complicada em que não há nenhuma solução viável. O termo é originário de uma técnica de tortura utilizada durante a Inquisição Espanhola no México colonial, conhecida como "La Garrocha Mexicana".

A técnica envolvia amarrar uma pessoa em uma cadeira de tal forma que cada uma das suas extremidades — os braços e pernas — seria amarrada a uma corda, esticando o corpo ao máximo. A pessoa torturada, então, ficaria em um estado de imobilidade física extremo, não podendo mover nem mesmo um músculo sem causar uma dor excruciante. Era um impasse físico em que a pessoa não tinha nenhuma saída.

No entanto, a expressão "impasse mexicano" é mais frequentemente usada de maneira metafórica para descrever uma situação em que há uma disputa ou problema complexo que não pode ser facilmente resolvido, geralmente envolvendo diferentes partes com interesses conflitantes. É uma situação em que não há uma solução ideal ou óbvia, e todas as opções disponíveis parecem ter desvantagens significativas.

Em relação à literatura e história, o "impasse mexicano" não possui uma associação direta. No entanto, a expressão pode ser encontrada em obras literárias e cinematográficas para descrever situações de conflito e tensão, muitas vezes relacionadas à política, corrupção ou problemas sociais do México.

Não há uma data específica para a criação ou execução dos "impasses mexicanos" na Inquisição Espanhola no México colonial. A prática de tortura durante esse período era comum, e suas vítimas eram pessoas acusadas de heresia ou bruxaria. A Inquisição Espanhola esteve presente no território mexicano de 1571 até o início do século XIX, quando o México conquistou sua independência.


Sérgio Rocha

Possui graduação em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018) Bacharel TEOLOGIA - FAETEB (1999). Pós Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Pós Graduado em Metodologia do Ensino de História UNINTER (2021). Pós Graduando em Jornalismo Digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi As leis de Manu e as leis de Hamurabi são dois importantes conjuntos de códigos de leis que foram desenvolvidos e implementados em diferentes regiões do mundo antigo.  As Leis de Manu, também conhecidas como Manava Dharma Shastra ou Código de Manu, são um conjunto de leis e princípios morais originários da Índia antiga. Acredita-se que tenham sido escritas entre o século II a.C. e o século II d.C., e são atribuídas a Manu, o lendário primeiro homem e legislador da mitologia hindu. Essas leis desempenharam um papel fundamental na organização da sociedade hindu, definindo estratificações sociais, direitos e responsabilidades, bem como os deveres religiosos dos indivíduos. Já as Leis de Hamurabi, também conhecidas como Código de Hamurabi, são um conjunto de leis da antiga Mesopotâmia, e foram promulgadas pelo rei amorita Hamurabi, que governou a Babilônia entre 1792 a.C. e 1750 a.C. Esse conjunto de leis é composto po...

A ESCOLA DOS ANNALES: A primeira e segunda gerações dos Annales

 A ESCOLA DOS ANNALES: A primeira e segunda gerações dos Annales A Escola dos Annales foi um movimento intelectual francês que revolucionou o campo da história no século XX. Fundada por Marc Bloch e Lucien Febvre em 1929, a revista Annales d'Histoire Economique et Sociale se tornou o principal veículo de difusão dessa nova abordagem histórica. A primeira geração da revista, que durou até a década de 1950, foi caracterizada por uma crítica à história política tradicional e uma ênfase na história social e econômica. Os historiadores da Escola dos Annales buscavam analisar as estruturas sociais a longo prazo, rompendo com a visão historiográfica centrada nas grandes personalidades e eventos. Entre as datas importantes para a Escola dos Annales, destacam-se a publicação do primeiro número da revista em 1929, a fundação do Instituto de Pesquisas Históricas em 1946 e a consolidação da segunda geração da revista nos anos 1960. Alguns dos personagens importantes ligados à Escola dos Annale...

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)  A Escola dos Annales também conhecida como a Nova História, foi um movimento historiográfico que se desenvolveu a partir da década de 1920 na França. Foi fundado por Lucien Febvre e Marc Bloch,  dois historiadores que buscavam renovar os métodos e abordagens utilizados no estudo da história. Datas importantes na história da Escola dos Annales incluem o ano de 1929, quando foi fundada a Revue des Annales d'Histoire Economique et Sociale, uma revista que se tornaria o principal veículo de divulgação do movimento. Em 1938 Bloch publicou seu livro "Apologia da História ou o Ofício do Historiador, que se tornou uma obra fundamental para a compreensão da proposta da Escola dos Annales. Outra data importante é o ano de 1949, quando Fernand Braudel publicou sua obra "O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo, na Época de Filipe II, que se tornou uma referência para a abordagem estruturalista do movimento. Personagens importantes na Escola dos A...