O IMPASSE MEXICANO
Um "impasse mexicano" é uma expressão usada para descrever uma situação complexa ou complicada em que não há nenhuma solução viável. O termo é originário de uma técnica de tortura utilizada durante a Inquisição Espanhola no México colonial, conhecida como "La Garrocha Mexicana".
A técnica envolvia amarrar uma pessoa em uma cadeira de tal forma que cada uma das suas extremidades — os braços e pernas — seria amarrada a uma corda, esticando o corpo ao máximo. A pessoa torturada, então, ficaria em um estado de imobilidade física extremo, não podendo mover nem mesmo um músculo sem causar uma dor excruciante. Era um impasse físico em que a pessoa não tinha nenhuma saída.
No entanto, a expressão "impasse mexicano" é mais frequentemente usada de maneira metafórica para descrever uma situação em que há uma disputa ou problema complexo que não pode ser facilmente resolvido, geralmente envolvendo diferentes partes com interesses conflitantes. É uma situação em que não há uma solução ideal ou óbvia, e todas as opções disponíveis parecem ter desvantagens significativas.
Em relação à literatura e história, o "impasse mexicano" não possui uma associação direta. No entanto, a expressão pode ser encontrada em obras literárias e cinematográficas para descrever situações de conflito e tensão, muitas vezes relacionadas à política, corrupção ou problemas sociais do México.
Não há uma data específica para a criação ou execução dos "impasses mexicanos" na Inquisição Espanhola no México colonial. A prática de tortura durante esse período era comum, e suas vítimas eram pessoas acusadas de heresia ou bruxaria. A Inquisição Espanhola esteve presente no território mexicano de 1571 até o início do século XIX, quando o México conquistou sua independência.
Sérgio Rocha
Possui graduação em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018) Bacharel TEOLOGIA - FAETEB (1999). Pós Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Pós Graduado em Metodologia do Ensino de História UNINTER (2021). Pós Graduando em Jornalismo Digital.
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