Pular para o conteúdo principal

ORIGEM DA PALAVRA BRASILEIRO

 ORIGEM DA PALAVRA BRASILEIRO


A palavra brasileiro tem sua origem na árvore pau-brasil, que era muito abundante na região onde hoje se localiza o Brasil. Os portugueses que chegaram ao Brasil em 1500 ficaram impressionados com a cor vermelha da madeira do pau-brasil e decidiram nomear a terra em sua homenagem.


Datas importantes

1500: Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral.

1530: Início da colonização portuguesa do Brasil.

1822: Independência do Brasil.

1889: Proclamação da República do Brasil.

1930: Início da Era Vargas.

1964: Golpe militar no Brasil.

1985: Redemocratização do Brasil.

1994: Plano Real.

2003: Início do governo Lula.

2016: Impeachment de Dilma Rousseff.

2019: Início do governo Bolsonaro.


Personagens importantes

Pedro Álvares Cabral: Navegador português que descobriu o Brasil em 1500.

Fernão de Magalhães: Navegador português que liderou a primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre, em 1519-1522.

Tomé de Sousa: Governador-geral do Brasil de 1549 a 1553.

João VI: Rei de Portugal que transferiu a corte para o Brasil em 1808, durante as invasões napoleônicas.

Dom Pedro I: Imperador do Brasil de 1822 a 1831.

Getúlio Vargas: Presidente do Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

Lula da Silva: Presidente do Brasil de 2003 a 2010 e de 2019 a 2023.

Jair Bolsonaro: Presidente do Brasil desde 2019.


Portugueses

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Brasil e foram os responsáveis pela sua colonização. Os portugueses trouxeram para o Brasil sua língua, sua cultura e sua religião. A influência portuguesa ainda é muito forte no Brasil, especialmente no Nordeste, onde a maioria da população é descendente de portugueses.


Preconceitos

Os brasileiros são muitas vezes vítimas de preconceitos por parte dos portugueses. Os portugueses costumam considerar os brasileiros como inferiores, ignorantes e preguiçosos. Esses preconceitos são fruto de uma história de colonização e exploração que ainda não foi superada.


Portugueses nascidos no Brasil

Os portugueses nascidos no Brasil são chamados de brasileiros. Os brasileiros são cidadãos brasileiros e têm os mesmos direitos e deveres que qualquer outro cidadão brasileiro. No entanto, os brasileiros muitas vezes são discriminados por causa de sua origem portuguesa.


Origem do nome Brasil

O nome Brasil vem da árvore pau-brasil, que era muito abundante na região onde hoje se localiza o Brasil. Os portugueses que chegaram ao Brasil em 1500 ficaram impressionados com a cor vermelha da madeira do pau-brasil e decidiram nomear a terra em sua homenagem.


Citações indiretas

"O Brasil é um país de contrastes."

"O Brasil é um país de belezas naturais deslumbrantes."

"O Brasil é um país de gente calorosa e hospitaleira."

"O Brasil é um país de grandes oportunidades."

"O Brasil é um país de futuro."


Revolução

A Revolução Francesa foi um evento importante na história do Brasil. A Revolução Francesa inspirou os brasileiros a lutar pela sua independência. A independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1822.


Ideologia

A ideologia brasileira é baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Esses princípios foram adotados da Revolução Francesa. A ideologia brasileira também é baseada nos princípios da democracia, da república e do federalismo.


Educação

O Brasil tem um sistema educacional público e privado. O sistema educacional público é gratuito e obrigatório. O sistema educacional privado é pago. O Brasil tem uma taxa de alfabetização de 99%.


Teóricos

Alguns dos teóricos mais importantes da história do Brasil são:


José de Alencar

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Oswald de Andrade

Guimarães Rosa


Aprendizagem

O Brasil é um país de grande riqueza cultural e natural. É o quinto país mais populoso do mundo, com mais de 200 milhões de pessoas. O Brasil também é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial.

O Brasil tem uma história e cultura muito ricas. O país foi colonizado pelos portugueses no século XVI e desde então recebeu influências de diversas culturas, como africana, indígena e europeia. O Brasil também é um país muito religioso, com mais de 80% da população sendo cristã.

A natureza brasileira também é muito rica. O Brasil é o país que tem a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. A Amazônia é um importante ecossistema que abriga uma grande diversidade de plantas e animais. O Brasil também tem uma costa com mais de 7.400 quilômetros de comprimento, com praias, ilhas e recifes de coral.

O Brasil oferece muitas oportunidades de aprendizagem para pessoas de todo o mundo. O país tem uma rede de universidades e escolas de qualidade, que oferecem cursos em diversas áreas do conhecimento. O Brasil também é um país muito criativo e inovador, com uma forte indústria de tecnologia e design.

Se você está procurando um país para aprender e crescer, o Brasil é uma ótima opção. O país tem muito a oferecer, desde sua rica cultura e natureza até sua vibrante vida urbana.


Sérgio Rocha

Possui graduação em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018) Bacharel TEOLOGIA - FAETEB (1999). Pós Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Pós Graduado em Metodologia do Ensino de História UNINTER (2021). Pós Graduando em Jornalismo Digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi

SOBRE DIREITO NA ANTIGUIDADE: As leis de Manu e as leis de Hamurabi As leis de Manu e as leis de Hamurabi são dois importantes conjuntos de códigos de leis que foram desenvolvidos e implementados em diferentes regiões do mundo antigo.  As Leis de Manu, também conhecidas como Manava Dharma Shastra ou Código de Manu, são um conjunto de leis e princípios morais originários da Índia antiga. Acredita-se que tenham sido escritas entre o século II a.C. e o século II d.C., e são atribuídas a Manu, o lendário primeiro homem e legislador da mitologia hindu. Essas leis desempenharam um papel fundamental na organização da sociedade hindu, definindo estratificações sociais, direitos e responsabilidades, bem como os deveres religiosos dos indivíduos. Já as Leis de Hamurabi, também conhecidas como Código de Hamurabi, são um conjunto de leis da antiga Mesopotâmia, e foram promulgadas pelo rei amorita Hamurabi, que governou a Babilônia entre 1792 a.C. e 1750 a.C. Esse conjunto de leis é composto po...

A ESCOLA DOS ANNALES: A primeira e segunda gerações dos Annales

 A ESCOLA DOS ANNALES: A primeira e segunda gerações dos Annales A Escola dos Annales foi um movimento intelectual francês que revolucionou o campo da história no século XX. Fundada por Marc Bloch e Lucien Febvre em 1929, a revista Annales d'Histoire Economique et Sociale se tornou o principal veículo de difusão dessa nova abordagem histórica. A primeira geração da revista, que durou até a década de 1950, foi caracterizada por uma crítica à história política tradicional e uma ênfase na história social e econômica. Os historiadores da Escola dos Annales buscavam analisar as estruturas sociais a longo prazo, rompendo com a visão historiográfica centrada nas grandes personalidades e eventos. Entre as datas importantes para a Escola dos Annales, destacam-se a publicação do primeiro número da revista em 1929, a fundação do Instituto de Pesquisas Históricas em 1946 e a consolidação da segunda geração da revista nos anos 1960. Alguns dos personagens importantes ligados à Escola dos Annale...

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)

A ESCOLA DOS ANNALES (A Nova História)  A Escola dos Annales também conhecida como a Nova História, foi um movimento historiográfico que se desenvolveu a partir da década de 1920 na França. Foi fundado por Lucien Febvre e Marc Bloch,  dois historiadores que buscavam renovar os métodos e abordagens utilizados no estudo da história. Datas importantes na história da Escola dos Annales incluem o ano de 1929, quando foi fundada a Revue des Annales d'Histoire Economique et Sociale, uma revista que se tornaria o principal veículo de divulgação do movimento. Em 1938 Bloch publicou seu livro "Apologia da História ou o Ofício do Historiador, que se tornou uma obra fundamental para a compreensão da proposta da Escola dos Annales. Outra data importante é o ano de 1949, quando Fernand Braudel publicou sua obra "O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo, na Época de Filipe II, que se tornou uma referência para a abordagem estruturalista do movimento. Personagens importantes na Escola dos A...